quinta-feira, 2 de maio de 2013

Feijoada de lulas


Ingredientes (2 pessoas):

- 400 g Lulas
- 250 g de feijão
- Sal q.b.
- 2 Cebolas
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 1 Chouriço cortado e fatias
- Azeite q.b.
- 1/2 copo de vinho Branco
- Meia lata de tomate triturado
- Coentros

Coloque o feijão em água durante 24 horas. Escorra e coza o feijão com uma cebola cortada em pedaços e sal.

Comece por refogar uma cebola e um dente de alho picado numa quantidade de azeite. Junte a folha de louro, o chouriço cortado em fatias finas e talos de coentros. Baixe o lume e deixe a cebola refogar durante 4 minutos.

Corte as lulas às rodelas, junte-as ao refogado e tempere com sal. Adicione o vinho branco e deixe evaporar rapidamente, deite por fim a meia lata de tomate triturado.

Retire o feijão da água e junte ao guisado, baixe o lume e deixe o sabor apurar por 4 minutos.

No final, junte os coentros. Sirva a feijoada acompanhada de arroz branco.

Bon Appétit!         

Fonte: http://www.ingredientesecreto.tv/

Curiosidade:

Qual a história?

Existem mais de 1000 espécies de feijão, que são conhecidas como grão e leguminosas, em várias culturas. Os feijões podem ser divididos em 3 categorias básicas: feijão-verde, que inclui o feijão vagem com fios e o feijão trepador; feijões com casca, que incluem o feijão de lima e a ervilha; e os feijões "secos", que incluem as variedades preto, catarino, manteiga, frade, chicote e encarnado, para mencionar apenas alguns.
 
O primeiro vestígo de feijão remonta há cerca de 20 000 anos. As variedades lima e catarino foram cultivadas pelas civilizações mexicana e peruana há mais de 7000 anos. Os historiadores não têm a certeza se estes 2 tipos de feijão são originários do México, Peru ou da Guatemala. Tribos migratórias trouxeram os feijões do Novo Mundo para a Europa no século XVI. De lá, os mercadores espanhóis e os portugueses trouxeram-nos para  África e Ásia.
 
Retirado do livro de David Grotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário