sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vieiras fritas com salada crocante de maçã


Ingredientes (2 pessoas):

- Azeite para fritar
- 6 Vieiras
- Sumo de 1/2 limão

Para a salada:

- 1 Maça amarga, ex. Granny Smith
- Alface
- Sumo e casca ralada de 1/2 limão
- Azeite
- Sal e Pimenta preta

Primeiro, faça a salada. Descasque, descaroce e corte a maça em tiras. Misture com a alface e tempere com sal e pimenta. Adicione um pouco da casca ralada de limão (guardando um bocado para enfeitar) e esprema o sumo. Regue a salada com azeite e misture bem.
 
Aqueça uma frigideira antiaderente a uma temperatura alta, até fumegar e, depois junte 1 colher de sopa de azeite. Coloque as vieiras numa tábua, dê-lhes umas palmadinhas com papel de cozinha para secar e tempere um lado com sal e pimenta.
 
Imagine a frigideira como o mostrador de um relógio e coloque as vieiras, uma a uma, com o lado temperado voltado para baixo, no sentido dos ponteiros do relógio. Frite 1-2 minutos, até apresentarem uma cor dourada-escura. Tempere o lado das vieiras que não foi temperado e, depois, vire-as, pela mesma ordem em que colocou na frigideira e repita o processo. Esprema o sumo do limão sobre as vieiras e dê uma boa sacudidela à frigideira.
 
Quando as vieiras estiverem cozinhadas, verta o conteudo da frigideira para um prato forrado com papel da cozinha. Isto irá parar instantaneamente o processo de fritura, uma vez que o papel absorverá o excesso de azeite.
 
Divida a salada pelos dois pratos e arranje as vieiras em torno de cada montinho. Enfeite com raspa de limão restante e sirva de imediato.

Bon Appétit!

Fonte: "Cozinha Sem Limites" de Gordon Ramsay

Nenhum comentário:

Postar um comentário