quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bolachas de Limão e canela


Ingredientes:

- 300 g de farinha
- 200 g açúcar amarelo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher café de canela
- 2 ovos
- 150 g de manteiga à tempertura ambiente
- 1/2 limão (raspa e sumo)

Misture a farinha com o açúcar, o fermento e a canela. Adicione ainda os ovos, a manteiga e a raspa e o sumo de limão, amasse tudo muito bem. Forme uma bola, tape e deixe descansar cerca e 30 minutos.
 
Unte o tabuleiro do forno com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa com o rolo, sobre uma superficie polvilhada com manteiga.
 
Com cortante de massa escolhido, corta a massa e vá colocando no tabuleiro.
 
Leve a meio do forno, cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva as bolachas.
 
 
Bon Appétit!
 
Curiosidade:
 
Sabia que...o mais antigo registo escrito da limonada vem do Egipto?
 
Qual é a história?
 
O limoeiro é na verdade uma árvoe cítrica híbrida desenvolvida a partir de um cruzamento entre a limeira e a cidreira, sendo a cidra uma fruta antiga que é mais conhecida  pela sua casca cristalizada. O limão é uma fruta de forma oval usado principalmante para fazer sumo, embora a polpa e a raspa sejam também usadas em cozinhados e misturas.
 
Pensa-se que o limão teve origem na China ou na Índia há cerca de 2500 anos. Embora a sua migração seja incerta, muitos acreditam que os mercadores árabes introduziram o limão por todo o Mediterrâneo. A Espanha serviu de passagem para o limão a partir da Palestina no século XI. A partir da Península Ibérica a fruta viajou por toda a Europa. Os limões  foram introduzidos no norte de África mais ao menos por esta altura. Cristovão Colombo levou os limões para as Américas na sua segunda viagem para o Novo Mundo em 1493. Os Limões eram grandemente apreciados pelos mineiros na época da corrida ao ouro na Califórnia como proteção contra o escorbuto. As pessoas estavam dispotas a pagar até um dólar por limão, um preço alto para a actualidade e um preço muito alto para a época, em 1849.
 
Retirado do livro de David Grotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário