terça-feira, 14 de maio de 2013

Bolachas de chocolate e canela


Ingredientes:

- 200 g de manteiga
- 200 g de açúcar
- 3 ovos
- 500 g de farinha
- 1 colher de chá e canela em pó
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó

Ligue o forno a 180º C. Unte dois tabuleiros de forno com manteiga e polvilhe com farinha.
 
Numa tigela, junte a manteiga com o açúcar e amasse bem. Junte os ovos, um a um, e, depois, a farinha, a canela e o chocolate em pó. Amasse tudo muito bem até estar tudo bem ligado. Faça uma bola com a massa e deixe repousar durante 10 minutos.
 
Com o rolo, estenda a massa, polvilhando com farinha para não pegar, até obter uma espessura de 4 mm. Corte as bolachas com o cortante escolhido.
 
Coloque as bolachas de forma espaçada, nos tabuleiros e leve a meio do forno, cerca de 10 minutos. Retire e disponha-as em grades para arrefecer.

Bon Appétit!

Curiosidade:

"Sabia que ... a canela era usada no antigo Egipto para embalsamar os mortos?
 
Actualmente existem 4 tipos de canela. A Cinnamomum zeylanicum, mais conhecida por canela do Ceilão, é considerada a "verdadeira canela". As outras são da mesma familia, sendo a mais conhecida a Cinnamomum cassia, também conhcida por canela da China ou cássia. Ambas vêm da casca da árvore asiática sempre-verde. A casca é retirada, e deixada a secar até enrolar - o comum pau de canela. Embora tenham sabores semelhantes, a do Ceilão tem um gosto ligeiramente mais rico e doce.
 
A canela tem uma longa história. A canela do Ceilão teve origem da ilha do Sri Lanka. Escrituras chinesas documentaram a sua utilização desde o ano 2700 a.C. Por volta do ano 1000 a.C., a Ásia Ocidental, Europa e África importavam canela da Índia e foi assim que esta especiaria começou a espalhar-se. A canela tornou-se muito popular na Europa durante as Cruzadas e a sua popularidade expadiu-se por todo o mundo."

Retirado do livro de David Grotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário