Ingredientes:
- 500 g de amêijoas congeladas
- 40 g de Vaqueiro alho
- 1 cubo Knorr Alho e Coentros
- Pimenta preta
- Limão
- Coentros
- 50 g de Linguiça
- 1 cebola pequena
- 1 courgette pequena
- 100 g farinha
- 1 ovo
- Sal
- Óleo vaqueiro
Passe as amêijoas por água e deixe escorrer dentro de um passador de rede.
Derreta a Vaqueiro alho num tacho, junte as amêijoas e o cubo Knorr Alho e Coentros. Tape e deixe cozinhar sobre lume brando, agitando o tacho de vez em quando, até as amêijoas abrirem. Tempere com pimenta moída na altura e regue com um pouco de sumo de limão. Retire do lume e elimine as conchas das amêijoas. Deite o miolo das amêijoas e o suco que largaram numa tigela e junte um bom punhado de folhas de coentros.
Tire a pele à linguiça, pique-a em pedacinhos pequenos e adicione às amêijoas. Junte a cebola descascada e picada e a courgette ralada. Adicione a farinha e misture muito bem. Junte o ovo e mexa até estar tudo bem ligado. Tempere com sal se for necessário e rectifique a pimenta.
Aqueça um pouco de óleo numa frigideira antiaderente. Deite aí a massa preparada em colheradas e frite de ambos os lados.
Escorra sobre papel absorvente.
Bon Appétit!
Curiosidade:
Coentros
Sabia que..o nome "coentro" (em inglês "coriander" ) derivou da palavra grega koris, que significa bicho? Pode ter ficado com este nome devido ao cheiro desagradável a "bafio" que exala quando não esta fresco.
Qual a História?
O coentro é considerado tanto uma erva como uma especiaria, uma vez que quer as suas folhas quer as suas sementes são usadas como tempero. As folhas frescas de coentro lembram as folhas de salsa lisa italiana, um membro próximo da familia. As sementes têm um sabor que é parecido com a casca de limão e salva. A semente de coentro moída é um ingrediente predominante no pó de caril, em certos tipo de de cervejas belgas e outros pratos aromáticos.
O coentro é muitas vezes usado comercialmente como ingrediente para melhorar o paladar de medicamentos. Também é usado pra aromatizar gin, pickles e salsichas, e ainda, como componente de maquilhagem e perfumes.
O uso de coentro remota há mais de 7000 mil anos, tornando-o numa das mais antigas especiarias do mundo. É nativo das regiões Mediterrânea e Médio Oriente e encontra-se na Ásia há milhares de anos. O coentro foi cultivado no antigo Egipto e é mencionado no Antigo Testamento. ("E a Casa de Israel deu-lhe o nome de Maná: e era como semente de coentro, branco; e tinha o sabor de bolos de mel". Exodeus 16:31)
Era usado como especiaria tanto na cultura Grega como Romana, sendo que esta última o usava para conservar carnes e aromatizar pães. As sementes e folhas de coentro foram muito usadas na Europa medieval pela sua capacidade de disfarçar o sabor e o cheiro a carne apodrecida. Em 1670, o coentro foi trazido para as colónias britânicas na América do Norte. Foi uma das primeiras especiarias cultivadas pelos primeiros colonos.
Retirado do livro de David Grotto