"Era uma vez um padeiro milanês chamado Toni que se apaixonou por uma bela mulher que passava todos os dias em frente à sua padaria. O padeiro, determinado em criar um pão magnifico que a tentasse a entrar, labutou por 6 meses e por fim criou um pão alto, abobadado que a atraiu. Mas quando os seus olhos se cruzaram a paixão desapareceu. No entanto, o seu trabalho não foi em vão. A sua criação chamada Pan di Toni ("pão do Toni") - Panetton - é agora reconhecida em toda a Itália e no resto do mundo com um presente favorito de Natal."
Ingredientes:
- 3 dl de leite
- 30 g de fermento de padeiro
- 650 g de farinha
- 2 ovos
- 2 gemas
- 80 g de açúcar
- 80 g de manteiga á temperatura ambiente
- 1 colher de chá de sal
- 1 limão (raspa)
- 1 colher de sopa de rum
- 1 chávena de chá de frutos cristalizados picados
- manteiga e farinha q.b.
Aqueça o leite. Depois de arrefecer um pouco, junte-lhe o fermento e mexa até dissolver. Adicione 150 g da farinha e amasse bem. Acrescente os ovos e as gemas e volte a amassar. Deixe repousar até dobrar de volume.
Adicione o açúcar, a manteiga, o sal, a raspa de limão e o rum. Envolva a restanta farinha e volte a amassar. Acrescente os frutos critalizados e amasse novamente. Ligue o forno 180ºC.
Unte uma forma alta com manteiga e polvilhe-a com farinha. Disponha uma tira de papel vegetal, mais alta que a forma, em volta, atando com fio da cozinha. Verta a massa e deixe levedar. Leve a meio do forno, durante 40 minutos. Retire e deixe arrefecer, elimine a cinta de papel.
Bon Appétit!
Nenhum comentário:
Postar um comentário