Este pão é originário da região de Penjabe no norte da Índia. Os naan são tradicionalmente cozinhados espalmando a massa nos lados de um forno quente de barro em forma de cúpula, chamado Tandoor. O peso da massa imprime-lhe a forma de uma lágrima.
- 2 Colheres de chá de fermento seco
- 250 ml de leite
- 500 g de farinha
- 1 1/2 colheres de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 3 colheres de sopa de iogurte
- 30 g de manteiga sem sal, derretida
Polvilhe o fermento em 100 ml de leite numa taça. Deixe por 5 minutos: mexa para dissolver. Misture a farinha com o sal numa taça grande. Faça uma cova no centro e adicione o leite com o fermento, o açúcar, o iogurte e a manteiga.
Misture e vá adicionando o leite restante até formar uma massa rija e pegajosa. Deite a farinha numa superfície polvilhada com farinha, amasse até ficar macia , rija e elástica.
Coloque a massa numa taça e cubra com um pano. Deixe crescer até duplicar, de tamanho, cerca de 3-4 horas.
Vaze a massa, deixe descansar por 10 minutos. Divida em 4 partes iguais.
Numa superfície polvilhada de farinha, estenda cada pedaço com um rolo para formar uma rodela, com 15 cm de diâmetro e 5 mm de espessura. Puxe um lado para moldar uma lágrima.
Aqueça um tabuleiro de ir ao forno por 2 minutos (também pode usar uma frigideira de grelhar e fazer no fogão). Coloque um pedaço de massa no tabuleiro quente. Grelhe a massa durante 2 a 3 minutos de cada lado, até ficar dourada.
Fonte: